Pesquisa feita pelo médico Thomas Seha, professor de biologia da Universidade de Massachusetts, em Lowell, mostra que uma maçã por dia ou um copo de suco de maçã pode melhorar a memória e aumentar a produção de antioxidantes que mantêm a saúde na terceira idade. Outra pesquisa, publicada na revista "Thorax", mostra que os homens que comem cinco maçãs por semana têm maior capacidade pulmonar que os que não comem a fruta.

Um estudo holandês mostra ainda que a maçã é a única fruta que pode baixar o risco de doenças pulmonares entre fumantes. Fora isso, a maçã ajuda a reduzir o LDL, o mau colesterol. Pesquisadores explicam que os poderes da fruta se devem a super antioxidantes chamados quercetina e catequina.

 

Fonte: 18/10/04 - Ciências O Globo

 

A ação benéfica da maçã sobre o coração atua de duas maneiras:


- Pela presença de alto teor de potássio, indispensável na geração de energia para a atividade celular, nas contrações musculares e na transmissão de estímulos nervosos. O potássio é um elemento insubstituível na fisiologia do coração;


- Pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose.

Com isso , melhora a circulação sangüínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração.


Casca de Maçã no Combate ao Câncer

 

Áquele hábito de descascar uma maçã para depois saborear a fruta pode ter seus dias contados. Um estudo, ainda experimental, foi realizado pelo Dr. F. Raul, do Instituto Nacional da França para a Pesquisa Médica, avaliando o poder de vários componentes da fruta como antioxidantes no combate ao câncer.

 

Selecionaram várias células cancerosas e as deixaram expostas a frações de componentes da maçã. Os pesquisadores buscaram determinar se algum desses componentes influencia o crescimento tumoral. encontraram substâncias antioxidantes, chamadas procianidinas, que conseguem (pelo menos no laboratório!) inibir o crescimento das células cancerosas. As procianidinas são encontradas em grande quantidade na casca da maçã.

 

Entusiasmado com esses resultados, o Dr. Raul sugere uma mudança simples na dieta das pessoas em geral, com potencial efeito protetor contra o câncer.


            Bastaria comer uma maçã inteira, com casca, todos os dias. Trata-se de uma fruta razoalvelmente acessível para a maioria das pessoas e fácil de transportar.

 

Mesmo antes da confirmação clínica dos efeitos da fruta, não custa nada dar uma mordida em uma maçã hoje mesmo. Com casca e tudo.

Fonte: Revista Carta Capital / Outubro/2004

 


Ciência e Saúde
Maçã e o Coração

 

A ação benéfica da maçã sobre o coração atua de duas maneiras.


- Pela presença de alto teor de potássio, indispensável na geração de energia para a atividade celular, nas contrações musculares e na transmissão de estímulos nervosos. O potássio é um elemento insubstituível na fisiologia do coração.


- Pela presença de pectina, que evita a deposição de gorduras na parede arterial, evitando a arteriosclerose.

Com isso , melhora a circulação sangüínea, reduzindo o trabalho cardíaco, prolongando a vida útil do coração.

Ciência e Saúde
Maçã e Emagrecimento

O efeito emagrecedor da maçã estabelece-se em dois níveis:

- o primeiro pela ação já vista pela pectina, que dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol ;

- o segundo é conseqüência do primeiro efeito, o organismo é obrigado a gastar calorias de reserva, acumuladas sob a forma de gordura.

O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente e, consequentemente o excesso de água retida no corpo.

Fonte: Alimentos - Aspectos Energéticos

A essência dos alimentos na saúde e na doença

Dr.º YSAO YAMAMURA

CENTER AO Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa